7 de março de 2007

Viagem

Estou indo para Fortaleza para comemorar o aniversário de 80 anos do meu pai. Todos os filhos estarão presentes (somos em 10), principalmente porque ele estará comemorando não só esta data, como a vitoria de mais um ano, depois de ter tido um câncer o ano passado. Serão muitas comemorações: 50 anos da minha quinta irmã, 60 anos de casados dos meus pais, casamento de um sobrinho, 79 anos da minha mãe e mais alguma coisa que eu tenha esquecido. Por isso resolvi fazer alguns "mimos" na minha aula de arte para dar para as minhas irmãs, espero que elas gostem...

5 de março de 2007

Galinhada

Sempre ouvi minha irmã que mora em Cuiabá falar da galinhada, prato típico de lá, mas hesitava em fazer porque o frango era frito mergulhado no óleo, como para frango a passarinho. Mas depois de fazer várias vezes do meu jeito e todos gostarem, cheguei à conclusão que não é preciso todo aquele óleo...

Ingredientes:
1 kg de frango cortado em pedaços pequenos (eu uso 4 coxas e 4 sobrecoxas e 1 peito)
3 tomates cortados em pedaços
1 pimentão cortado em pedaços
2 cebolas picadas
1 folha de louro
4 dentes de alho
1 lata de ervilhas (se gostar)
2 cenouras cortadas em cubos (se gostar)
sal e pimenta a gosto
suco de 1 limão

3 xícaras de arroz
1 1/2 litro de caldo de frango (eu uso o caldo que sobra quando cozinho frango para algum outro prato, mas pode ser de tablete)
1 colher (sopa) de açafrão da terra, dissolvido no caldo de frango (É encontrado na seção de temperos de qualquer supermercado - não é o açafrão verdadeiro, caríssimo)



Preparo:
Tempere o frango com 2 dentes de alho espremidos, sal, pimenta e o suco de 1 limão. Deixe pegar gosto por meia hora no mínimo.
Frite em pouco óleo, aos poucos para não juntar água, até ficar bem frito (como frango a passarinho), e reserve.
Refogue o arroz com óleo, os outros 2 dentes de alho espremidos, a folha de louro e as cebolas picadas. Acrescente o pimentão, os tomates , as cenouras, o frango e o caldo com o açafrão, mexendo de vez em quando para não grudar. Se precisar de mais caldo, ponha água quente aos poucos. Quando o arroz estiver quase cozido, coloque as ervilhas e misture. O ponto é quando o arroz está cozido e ainda tem um pouco de caldo - deve ficar bem molhado, como um risoto.



Pode ser servido com queijo ralado por cima, ou com batata palha como acompanhamento.