23 de maio de 2007

Cupcakes de cenoura

Estes cupcakes que fiz para o chá de bebê do meu netinho Guilherme causaram sensação: ficaram deliciosos, macios e bem molhadinhos. Como a cobertura é de cream cheese, fica menos doce.

Ingredientes:
3 xícaras de cenoura raladas no ralador grosso
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato
1/2 colher (chá) de sal
2 xícaras de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de canela em pó
4 ovos bem batidos (com batedor, não precisa de batedeira)
1 xícara de óleo
1 colher (chá) de baunilha

Preparo:
Misture os ingredientes em pó e as cenouras raladas. Em seguida, acrescente os ovos, o óleo e a baunilha, misturando bem.
Forre formas de empada com forminhas de papel (não precisa untar) e encha-as até a metade com a massa .
Asse em forno médio por 20 minutos (olhando de vez em quando para não assar demais). Espere esfriar e cubra com a cobertura de cream cheese.

Ingredientes da cobertura:
1 pacote de cream cheese
3 colheres sopa de manteiga
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1 colher(chá) de baunilha

Preparo:
Misture o cream cheese com a manteiga até ficar um creme. Junte o açúcar e a baunilha e bata manualmente até ficar fofo. Se gostar, pode pôr pecans moídas.

16 de maio de 2007

Torta toscana


Meu marido gosta muito de uma torta que a madrinha dele faz. Essa torta, apesar de parecer um prato salgado pelo seu ingrediente principal, é um doce italiano muito bom.

Ingredientes:
Massa:
1 xícara de açúcar
3 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 copo de leite

Recheio:
4 maços de acelga japonesa (não é a acelga branca, é uma bem verde, veja a foto abaixo)
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de manteiga
1 maço de salsinha picado
1/2 baguete grande ou 3 pãezinhos amanhecidos
leite para molhar o pão
3 ovos
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1/2 colher(chá) de noz-moscada em pó
150 g de uvas passas claras sem caroço
1 colher (sopa) de canela em pó

Preparo:
Massa:
Misture o açúcar, 3 ovos, a manteiga e o fermento dissolvido no leite. Junte farinha de trigo suficiente para formar uma bola. Abra com um rolo em superfície enfarinhada, ponha numa assadeira grande e reserve.

Recheio:
Ponha para cozinhar os 4 maços de acelga (só a parte verde) em água com um pouco de sal, por pouco tempo; escorra, esprema para tirar a água e pique. Ponha o pão de molho no leite, esprema e esfarele. Frite a salsinha nas 2 colheres de manteiga, tire do fogo , misture a acelga, o pão, os 3 ovos, o queijo ralado, a noz moscada, a canela e as passas. Ponha sobre a massa e cubra com tirinhas de massa, formando um gradeado (na foto não aparece a grade porque a forma que usei, de 22cm, foi grande demais e a massa não deu...). Pincele com gema. Asse até dourar.

Olha eu de novo....

Depois de tanto tempo, finalmente vou retomar as postagens no blog. Depois da viagem a Fortaleza estive muito ocupada, foram tantas coisas que não sobrou nenhum tempinho para escrever...

As festas foram ótimas: como sempre a nossa familia, sendo tão grande (10 filhos, genros e noras, 26 netos e 12 bisnetos) já faz uma festa por si só, e para os 80 anos do meu pai também foram convidados os amigos e parentes, num sábado. No outro sábado foi a vez dos 50 anos da nossa quinta irmã Graça, foi uma farra também. Fora as idas à praia, pizzarias, passeios etc. Sempre ciceroneados pela nossa irmã Rose (acho que ela podia ser embaixadora) com conversas infindáveis. É engraçado que a diferença de idade (eu sou a segunda e ela é a nona) não impediu de termos nos tornado tão amigas, sempre tendo o que falar...

A família toda reunida, adivinhem quem sou eu...

Depois foram os hóspedes aqui em casa: primeiro a Rose (para buscar o filho que voltava do intercâmbio), depois a Regina (para comprar o vestido dos sonhos dela para ir ao casamento do filho) e finalmente a Diana com o marido: fizemos ótimas farras em São Paulo.

Ainda por cima, para minha alegria, ganhei a passagem da Regina para ir ao casamento do sobrinho, portanto, voltei a Fortaleza mais uma semana.

Finalmente, na última semana, foi a visita do Papa, que muito me alegrou, embora o tenha visto muito rapidamente, valeu!

Uma das noticias mais maravilhosas desse " intervalo" é que vou ser avó de novo. É do Victor (meu segundo) e Juliana, e virá na mesma época do Gui. Minha nora Paula (mãe do Gui) já me perguntou do baú (fiz um para ela com muitos bordados) e já estou fazendo, além de ter trazido muitas coisas da minha cidade. Vou ter que caprichar nas mantinhas, porque ele vai nascer em pleno inverno de NY. Aqui vai a primeira foto do(a) netinho(a), gentilmente enviada pelos pais:


Sexta-feira vou comemorar uma data muito legal, vai fazer 35 anos que conheci o vovô do século XXI e na mesma hora tive a certeza de que era com ele que eu ia casar; e acertei, não é?

Agora, vamos às receitinhas novamente, espero que gostem...