13 de maio de 2008

Risoto de camarão ao pesto de rúcula

Fiquei muito tempo sem escrever, primeiro por ter viajado e depois por falta de vontade.
Passei dois meses fora para cuidar do meu novo netinho nos States. Logo depois que viajei, a tia a quem eu queria muito bem e que me deu a última receita que eu havia postado no blog, faleceu.
Por isso demorei a postar de novo, só agora fiquei com coragem e vontade de compartilhar alguma coisa que fiz com as amigas. Vou tentar não sumir por tanto tempo...

Volto com esta receita que vi na TV e que ficou muito boa. Embora com atraso, quero homenagear com ela todas as mães, principalmente as amigas, pelo nosso dia no domingo passado.

Ingredientes:
Para o pesto:
1/2 maço de rúcula, de preferência as mais novinhas, lavadas e enxutas
2 dentes de alho
1/2 xícara de nozes, ou 100g de pignolis
1/2 xícara de azeite
1 raminho de tomilho fresco
1 raminho de orégano fresco
100g de queijo parmesão ralado

Para o risoto:
1 xícara de arroz arbório ou canaroli
1 cebola picada
4 dentes de alho picado
1/2 xícara de vinho branco
4 xícaras de caldo do camarão (veja na receita)
300g de camarão com casca e cabeça
4 colheres de manteiga
sal , pimenta a gosto
1 ramo de salsão
1 tomate
caldo de 1/2 limão
100 g de queijo parmesão ralado

Preparo:

Limpe o camarão e lave as cascas e cabeça para fazer o caldo. Tempere o camarão com 2 dentes de alho, sal, pimenta e caldo do limão. Ponha as cascas e cabeças numa panela com 1/2 cebola picada, o salsão e sal e deixe ferver enquanto prepara o pesto (baixe o fogo, porque espuma e derrama).

Pesto:
Ponha no processador 2 dentes de alho e processe; depois ponha a rúcula, metade do azeite, sal, pimenta (se gostar), o tomilho e orégano. Pulse e acrescente as nozes, o queijo parmesão e o resto do azeite, processando mais um pouco (não precisa ficar pasta, é para ficar grosso). Reserve. Dá mais do que a receita pede; guarde o que sobrar coberto com azeite em vidro limpo, para usar com macarrão.

Risoto:
Refogue o camarão por 2 minutos, só para pegar cor e ficar fritinho, e reserve. Coe o caldo do camarão e se gostar ponha 1 tablete de caldo de camarão (cuidado com o sal).

Risoto:
Frite 1/2 cebola picada em 2 colheres de manteiga, ponha o arroz mexendo um pouco, acrescente o vinho e deixe secar um pouco. Vá pondo aos poucos o caldo do camarão, até quase ficar no ponto. Junte os camarões (separe alguns para decorar) e junte o resto do caldo, mexendo sempre. Quando pronto, ponha 4 colheres de sopa bem cheias de pesto, as 2 últimas colheres de manteiga e queijo parmesão, mexendo sempre. Desligue o fogo e cubra com papel
alumínio por 5 minutos. Sirva como na foto: ponha montinhos de pesto, entremeados com pingos de redução de Aceto Balsâmico.

14 comentários:

Cris disse...

Que bom que você está postando de novo! Você faz falta aqui no nosso pedaço Wal, eu adoro suas receitas e é muito bom tê-las aqui para consulta quando a gente sente vontade de comer sua comida e não pode porque você mora em outra cidade... :-) Bjs!

edinha disse...

Muito apetitoso
Beijinhos

Nisa disse...

Olá,eu estava dando uma olhada na net sobre as vovós,já que 26 de julho se é que existe data certa,é o dia da avó.Entrei em seu blog e me encantei.Parabéns é lindo,emotivo e sereno.Lógico suculento.Mas suas palavras sua família é linda.Parabéns.Forte abraço Nisa

bernard n. shull disse...

hi mate, this is the canadin pharmacy you asked me about: the link

Agdah disse...

Meus sentimentos pela tia e parabéns pelo novo netinho. Assim é a vida, né? Fico feliz que esteja de volta com suas receitas encantadoras.

Mão na Massa disse...

Olá

Só para avisar que as incrições para o desafio entre blogues culinários estão abertas.

Vamos lá!

www.maonamassablogue.blogspot.com

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Ptitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)


Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

dollystar disse...

Ciao, vejo que vc é nonna como eu e temos os mesmos hobbys..cozinha, artesanato e mta dedicação à familia. Adorei seu blog; parabéns pelas receitas, mtas para mim, inéditas
Um grande abraço de Fortaleza a vc!

Fátima disse...

Adorei a receitinha!Com certeza vou experimentar!Assim como você, também sou avó, e me identifiquei muito com o seu blog.Sempre que puder vou dar uma passadinha aqui e espero que você dê uma passadinha no meu...
Feliz Páscoa!

Tati Campêlo disse...

Estou divulgando meu novo blog
www.gastronomiaefotografia.blogspot.com
Se puder de uma passada lá!

Atenciosamente
Tati

Jheneffer Carvalho disse...

Ummmmmmm , parece ser uma delicia rs
Vovó Moderna, eu tenho um blog sobre moda , mais eu tenho uma vovó tbm e ela me contou sobre a adolescencia dela então tive a ideia de fazer posts sobre histórias,micos,cultura etc .Eu adoraria que contasse sua história de adolescencia para o nosso blog, se não for incômodo.Se puder , por favor entre em contato comigo.Um Otimo Final de Semana.

Fluzão Eterno disse...

Tenho um blog de receitas em Ingles e gostaria de saber se você pode me ajudar
fazendo parceria de link comigo,desde já muito obrigado,e parabéns pelo trabalho que você faz com
seu blog,aguardo contato

http://recipeblogchef.blogspot.com/

Recipes

Tenho outros blogs que talvez possam interessar a você também para parceria,dê uma olhada:

Vida de bombeiro
http://www.heroisdavida.blogspot.com/

Fluzão
http://fluzaoeterno.blogspot.com/

Curiosidades
http://centraldascuriosidade.blogspot.com/

Mensagens
http://centraldoamorvirtual.blogspot.com/

Um grande abraço e fico aguardo e torcendo para que você aceite a parceria.

Caso tenha interesse entre em contato pelo blog http://recipeblogchef.blogspot.com/ ou pelo email
lmturl@gmail.com

Jacqueline Dalla Corte disse...

nossaaa, seu blog é demaisss, parabensssss e continua postando
bjssssss

Sara disse...

Eu acho que comida caseira é o melhor que pode ser, gostos nada tão rico como que, por isso há muitos restaurantes hoje estão se preparando caminho comida que há algum tempo que eu comecei a pedir Delivery Vila Mariana