13 de maio de 2008

Risoto de camarão ao pesto de rúcula

Fiquei muito tempo sem escrever, primeiro por ter viajado e depois por falta de vontade.
Passei dois meses fora para cuidar do meu novo netinho nos States. Logo depois que viajei, a tia a quem eu queria muito bem e que me deu a última receita que eu havia postado no blog, faleceu.
Por isso demorei a postar de novo, só agora fiquei com coragem e vontade de compartilhar alguma coisa que fiz com as amigas. Vou tentar não sumir por tanto tempo...

Volto com esta receita que vi na TV e que ficou muito boa. Embora com atraso, quero homenagear com ela todas as mães, principalmente as amigas, pelo nosso dia no domingo passado.

Ingredientes:
Para o pesto:
1/2 maço de rúcula, de preferência as mais novinhas, lavadas e enxutas
2 dentes de alho
1/2 xícara de nozes, ou 100g de pignolis
1/2 xícara de azeite
1 raminho de tomilho fresco
1 raminho de orégano fresco
100g de queijo parmesão ralado

Para o risoto:
1 xícara de arroz arbório ou canaroli
1 cebola picada
4 dentes de alho picado
1/2 xícara de vinho branco
4 xícaras de caldo do camarão (veja na receita)
300g de camarão com casca e cabeça
4 colheres de manteiga
sal , pimenta a gosto
1 ramo de salsão
1 tomate
caldo de 1/2 limão
100 g de queijo parmesão ralado

Preparo:

Limpe o camarão e lave as cascas e cabeça para fazer o caldo. Tempere o camarão com 2 dentes de alho, sal, pimenta e caldo do limão. Ponha as cascas e cabeças numa panela com 1/2 cebola picada, o salsão e sal e deixe ferver enquanto prepara o pesto (baixe o fogo, porque espuma e derrama).

Pesto:
Ponha no processador 2 dentes de alho e processe; depois ponha a rúcula, metade do azeite, sal, pimenta (se gostar), o tomilho e orégano. Pulse e acrescente as nozes, o queijo parmesão e o resto do azeite, processando mais um pouco (não precisa ficar pasta, é para ficar grosso). Reserve. Dá mais do que a receita pede; guarde o que sobrar coberto com azeite em vidro limpo, para usar com macarrão.

Risoto:
Refogue o camarão por 2 minutos, só para pegar cor e ficar fritinho, e reserve. Coe o caldo do camarão e se gostar ponha 1 tablete de caldo de camarão (cuidado com o sal).

Risoto:
Frite 1/2 cebola picada em 2 colheres de manteiga, ponha o arroz mexendo um pouco, acrescente o vinho e deixe secar um pouco. Vá pondo aos poucos o caldo do camarão, até quase ficar no ponto. Junte os camarões (separe alguns para decorar) e junte o resto do caldo, mexendo sempre. Quando pronto, ponha 4 colheres de sopa bem cheias de pesto, as 2 últimas colheres de manteiga e queijo parmesão, mexendo sempre. Desligue o fogo e cubra com papel
alumínio por 5 minutos. Sirva como na foto: ponha montinhos de pesto, entremeados com pingos de redução de Aceto Balsâmico.

10 comentários:

Cris disse...

Que bom que você está postando de novo! Você faz falta aqui no nosso pedaço Wal, eu adoro suas receitas e é muito bom tê-las aqui para consulta quando a gente sente vontade de comer sua comida e não pode porque você mora em outra cidade... :-) Bjs!

edinha disse...

Muito apetitoso
Beijinhos

Anônimo disse...

Olá,eu estava dando uma olhada na net sobre as vovós,já que 26 de julho se é que existe data certa,é o dia da avó.Entrei em seu blog e me encantei.Parabéns é lindo,emotivo e sereno.Lógico suculento.Mas suas palavras sua família é linda.Parabéns.Forte abraço Nisa

Agdah disse...

Meus sentimentos pela tia e parabéns pelo novo netinho. Assim é a vida, né? Fico feliz que esteja de volta com suas receitas encantadoras.

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Ptitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)


Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

dollystar disse...

Ciao, vejo que vc é nonna como eu e temos os mesmos hobbys..cozinha, artesanato e mta dedicação à familia. Adorei seu blog; parabéns pelas receitas, mtas para mim, inéditas
Um grande abraço de Fortaleza a vc!

Fátima disse...

Adorei a receitinha!Com certeza vou experimentar!Assim como você, também sou avó, e me identifiquei muito com o seu blog.Sempre que puder vou dar uma passadinha aqui e espero que você dê uma passadinha no meu...
Feliz Páscoa!

Unknown disse...

Ummmmmmm , parece ser uma delicia rs
Vovó Moderna, eu tenho um blog sobre moda , mais eu tenho uma vovó tbm e ela me contou sobre a adolescencia dela então tive a ideia de fazer posts sobre histórias,micos,cultura etc .Eu adoraria que contasse sua história de adolescencia para o nosso blog, se não for incômodo.Se puder , por favor entre em contato comigo.Um Otimo Final de Semana.

by Jacque disse...

nossaaa, seu blog é demaisss, parabensssss e continua postando
bjssssss

Sara disse...

Eu acho que comida caseira é o melhor que pode ser, gostos nada tão rico como que, por isso há muitos restaurantes hoje estão se preparando caminho comida que há algum tempo que eu comecei a pedir Delivery Vila Mariana